Simbologia Das Cores – Melhor Experiência ao Usuário
A simbologia das cores é fundamental no marketing para transmitir diferentes sensações diante da criação de sites, loja virtuais, marcas e qualquer outro material que represente um ponto de contato entre sua empresa e o público. A cor tem o poder de atração da sua marca, estímulo da compra na sua loja, transmissão de confiabilidade no seu site, inúmeras influências e fatores de decisão para que seu negócio obtenham reconhecimento e diferenciação no mercado. Pensando no assunto e como estudioso da área criativa, e tendo atuado por mais de 10 anos com iluminação de shows e teatro, escrevi esse artigo com os diferentes aspectos que as cores reproduzem nas pessoas. Mas lembre-se: para cada negócio, segmento e público, a cor pode incorporar determinados significados. Vamos ver esses significados?
Simbologia da cor vermelha
Vamos começar com o vermelho, a cor da paixão… ou da fome? O vermelho é estimulante e induz a ação. Por isso é comumente utilizado em liquidações e ações promocionais, buscando atrair compradores compulsivos. Também usado em sinalizações de urgência, para chamar a atenção do usuário e forçá-lo a refletir antes de tomar uma decisão. Aplicação: Devido a sua simbologia quente e dinâmica, o vermelho é aplicado em liquidações e marcas promocionais, placas e sinalizações de urgência e estabelecimentos alimentícios, principalmente os fast-food, por estimular o apetite. Mas cuidado: quando o assunto é lazer, o vermelho pode significar uma recusa.
Significado da cor amarela
Associado ao vermelho, o amarelo também tem seu poder de estimular apetite. Mas sua utilização isolada estimula o otimismo, por ser uma cor feliz e acolhedora. É uma boa escolha para chamar a atenção de determinados detalhes ou sinalizar cautela. Ajuda a concentrar a atenção, estimular o intelecto e sugere animação. Aplicação: Diferentes tonalidades de amarelo são usados para atrair o olhar do usuário para algum elemento-chave ou call to actions. No ambiente corporativo, sua utilização é muito positiva por passar a mensagem de transparência nas negociações.
Significado da cor azul
Claro ou escuro? Assim como a maioria das cores, a matiz influencia na sensação que ela transmite. O azul claro provoca a sensação de higiene e frescor, mas também estimula a produtividade e transmite sucesso. Já o azul escuro é corporativo, mostrando poder e confiança. Uma cor espirituosa que proporciona calma e segurança às pessoas. Aplicação: O azul é utilizado em negócios corporativos por ser produtivo e não invasivo. Cria senso de segurança e promove confiança da marca. Pode ser associado a limpeza e paz, diminui o apetite e estimula produtividade.
Simbologia da cor verde
O verde remete à natureza, transmite saúde, frescor, equilíbrio e harmonia. Usado em lojas e estabelecimentos – principalmente os de saúde – para relaxar os visitantes. Frequentemente relacionado à questões ambientais e produtos de apelo sustentável. Sendo uma cor equilibrada e rejuvenescedora, representa estabilidade e tranquilidade. Aplicação: Quando falamos de sustentabilidade, responsabilidade ambiental, produtos naturais, a cor verde aparece instantaneamente em nossas mentes. Seu poder de transmitir frescor é a razão pela qual é aplicada em marcas e produtos de higiene. No universo corporativo, reforça a ideia de ponderação e coerência.
Simbologia da cor laranja
Uma cor vibrante e cheia de energia, o laranja retrata ânimo, atrai consumidores e estimula a criatividade. Assim como o vermelho, é muito ativa, alegre e estimulante, com a vantagem de ser mais agradável aos olhos. A experiência visual da cor laranja reflete calor, excitação, entusiasmo, mudança, expansão e dinamismo. Aplicação:
Assim como o amarelo, o laranja é utilizado para chamar a atenção, anunciando ações imediatas e impulsivas. Em marcas, pode representar uma empresa criativa, amigável, alegre e confiante. Por isso, comumente retrata empresas com espírito jovem, que incorporam comunicação e demonstram acessibilidade.
Simbologia da cor violeta
O violeta pode ressaltar criatividade e imaginação, assim como o laranja. Por outro lado, representa sucesso, nobreza, riqueza, por se associar a sabedoria e respeito. Estimula o pensamento abstrato, remete ao mistério, transmite calma e sensatez, e muitas vezes se relaciona à intuição e à espiritualidade. Seu toque feminino é visto como romântico e jovial. Aplicação: Frequentemente utilizado em produtos de beleza e bem-estar, bem como artigos de luxo. Favorita entre as adolescentes, é amplamente usado para atrair este público. Representa marcas e serviços criativos, inteligentes e imaginativos.
Simbologia da cor preta
A mais poderosa e neutra das cores, o preto é associado à força, formalidade e elegância. Uma cor versátil, sugere mistério e curiosidade, podendo ser relacionado a medo e memória emocional. É tido como masculino, sóbrio, impessoal. Mas sua neutralidade permite que a combinação com outras cores reflitam em diferentes simbologias. Aplicação: Por conta da neutralidade, costuma ser utilizado em tipografias e áreas importantes do design da informação, uma vez que facilita a leitura e interpretação da escrita. É flexível e se associa a diferentes conceitos, determinantes pela cor que o acompanha, podendo ser moderno ou conservador, tradicional ou inovador, mas altamente elegante e sofisticado. O preto juntamente com o branco é muito presente no conceito minimalista do design.
Significado da cor branca
Tão neutra quanto o preto, o branco é uma cor pura, que ressalta luminosidade, limpeza e tranquilidade. O cuidado em sua utilização assegura uma interpretação correta de suas intenções, combinado com outras cores proporciona harmonia. Sugere pureza, transmite a ideia de frescor e calma. O branco é responsável pelo pensamento lógico e competência comunicativa. Aplicação: Aplicado em materiais para ressaltar informações e elementos gráficos, gerando contraste com o conteúdo. Presente em materiais conceituais e minimalistas, sugerem simplicidade, inovação, elegância, ainda por permitir que outros componentes se destaquem.
Simbologia da cor cinza
A soma do branco e do preto resultam em outra cor neutra, o cinza. Sua principal utilização é para ressaltar outras cores, mas é associado à tecnologia e universo corporativo. Conservador, moderno, formal, sólido, o cinza é flexível e agradável. Aplicação: Considerado formal, costuma ser utilizado no design corporativo, para indicar profissionalismo, responsabilidade e conhecimento. No mercado tecnológico, representa produtos inovadores e científicos. Na maior parte das aplicações, permite que outras cores e elementos se destaquem em harmonia.
Simbologia da cor marrom
O marrom transmite conceitos associados à seriedade, natureza, segurança e sofisticação. Por ser quente, neutra e natural, sugere estabilidade e produtos orgânicos. Em tonalidades mais quentes, estimula o apetite refinado e em tonalidades escuras, se torna neutra como o preto. Aplicação: Frequentemente aplicado no segmento moveleiro e de pisos, design de interiores, ambientes sofisticados para ressaltar a elegância e confiabilidade dos produtos e serviços. No universo corporativo, representa o comprometimento e seriedade do empreendimento por estimular concentração e organização. Também pode ser associado à empórios e estabelecimentos gourmet.
Simbologia da cor rosa
Uma cor delicada, com muita feminilidade e graciosidade, o cor-de-rosa simboliza romantismo e inocência. Os tons fortes, como o Pink, sugere modernidade, desejo e desperta atenção. Tons mais claros são passionais, suaves e transmitem proteção. Aplicação: Aplicado em ações de causas femininas, marcas delicadas e produtos infantis. Comumente utilizado em estabelecimentos jovens, docerias e lojas que tem por objetivo se destacar no mercado com produtos diferenciados e inovadores, por estimular o desejo de iniciar ações individuais.
Como a simbologia das cores interfere no marketing?
Muito mais do que uma questão estética, as cores tem função de comunicar valores. A paleta cromática de uma identidade visual deve ser feita de forma cuidadosa e planejada, seja em apresentações virtuais, de design gráfico, materiais publicitários, para que haja constância e coerência na mensagem transmitida. Utilizada sozinha ou combinada de outras, a cor tem o poder de produzir influência no relacionamento entre sua empresa e o público. É necessário que ela esteja alinhada ao seu segmento, se diferencie da concorrência, se adeque ao público-alvo, possibilitando um conjunto de cores que atraia o interesse do usuário. O aspecto visual é influencia na decisão da compra, sugere-se que 93% das pessoas observam a aparência ao optar pela compra, sendo que outros 6% percebem a textura e apenas 1% decide pelo som ou pelo cheiro.