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A velocidade é fundamental: otimize a experiência móvel

Tempo de Leitura: 5 Minutos

A paciência das pessoas com um site ou aplicativo para celular pesado e desajeitado está diminuindo. Eles esperam passar pela experiência móvel de uma marca na velocidade da luz. Existem alguns passos simples que os profissionais de marketing, designers e desenvolvedores podem adotar para eliminar a queda de velocidade e garantir que a necessidade de velocidade de cada cliente seja atendida. Estamos vivendo em uma era onde vivemos conectados e estamos acostumados com essa dinâmica e gostamos de ser recompensados, então, vamos ver esses passos e entender como melhorar a experiência do usuário.

Gratificação imediata: não é mais apenas para crianças pequenas. O celular treinou todos nós para esperar conseguir o que queremos, no momento que queremos. Esperamos que as marcas estejam presentes nesses micro momentos quando procuramos empresas locais, pesquisando um produto ou procurando instruções. De fato, 60% dos usuários dizem que, graças à pesquisa on-line, tomam decisões de compra mais rapidamente.

Para as empresas, esses micro-momentos são cruciais e acontecem em uma fração de segundo. Quando seu site ou aplicativo é desajeitado ou lento, cerca de 30% dos usuários mudam imediatamente para outra opção, e esse tempo vem diminuindo gradualmente, além de que o número de passos também. Destes, 70% saem devido aos tempos de carregamento e 67% mudará se houver muitas etapas para comprar ou obter as informações desejadas.

A boa notícia é que a otimização do seu design, criando um site ou app próprio para dispositivos móveis começa com algumas etapas simples.

1) Eliminar etapas: Se a velocidade excita, o atrito mata. Ou seja, sua funcionalidade móvel é importante. E quanto mais etapas você tiver na sua experiência, maior a probabilidade de um usuário cometer um erro. Pense no objetivo do seu site ou aplicativo para celular, se você está tentando promover engajamento, comércio móvel, registros, chamadas ou visitas. Comece com esse objetivo e pense em como você pode reduzir o número de etapas que um usuário deve seguir para alcançá-lo. São boas práticas exibir botões clique para ligar (caall to action), oferecer instruções de direção com GPS (para que a pessoa veja o caminho de como chegar a determinado local), vendas com 1 clique, registro usando redes sociais. Por exemplo, se um cliente acabou de registrar uma reivindicação, ele recebe seu status e um link para ligar e entrar em contato com o agente. Ou, se eles tiverem uma fatura futura, receberão um simples botão de pagamento.

2) Antecipar necessidades:  Ser rápido é saber o que seu cliente deseja antes de querer. Confira o seu principal conteúdo para celular e as pesquisas em análises. O que seus clientes estão fazendo no seu site para celular? Em seguida, considere incorporar o apelo à ação das atividades principais em um local de destaque na sua página inicial, com ações secundárias ocultas nos menus. Aproveite os recursos internos de GPS mais de 60% dos usuários têm maior probabilidade de comprar em sites e aplicativos para dispositivos móveis que personalizam as informações em seus locais. Foque a experiência móvel em uma simples chamada à uma ação, por exemplo “reserve um voo”.

Evite ofertas ou distrações que atrapalham o processo de reserva. Para a empresa imobiliária Zillow, antecipar as necessidades significava implementar um recurso de pesquisa baseado em GPS em seu site e aplicativo móvel para permitir que caçadores de casas encontrem listagens próximas em apenas alguns toques. O resultado foi mais casas sendo visualizadas por sessão.

Além disso, lembre-se do seguinte: se alguém já esteve no site da sua empresa, fez uma compra e / ou deixou itens no carrinho de compras, você já sabe muito sobre as necessidades deles. Segmente seus clientes pelo comportamento passado e você poderá apresentá-los com mensagens certas, direcioná-los ao seu call center ou loja e tornar a experiência deles ainda mais fácil.

3) Tempo de carregamento realmente importa: A interface do usuário para celular mais atenciosa do mundo ainda será insuficiente se o site demorar muito para carregar. Quanto tempo é muito longo? 3 (três) segundos, esse é o tempo que um usuário médio espera por uma resposta antes de abandonar um site de varejo ou viagens.

Para atender a essas expectativas, manter seu back-end técnico atualizado é imprescindível e use ferramentas para avaliar o tempo de carregamento médio do seu site, gerando recomendações para aumentar a velocidade. Analise também o desempenho móvel, em comparação com o para computador.

Remova as várias barreiras que impediam a renderização da página como JavaScript, fontes personalizadas e lentas para carregar, arquivos de imagem não otimizados, enormes quantidades de CSS e Scripts de diversas redes e conteúdos diferentes que precisavam ser baixados. Se um conteúdo não precisa estar lá, retire-o.

No final, a cada segundo conta. Os consumidores de hoje se movem mais rápido do que nunca no celular. Sua marca tem que acompanhar. Qual é a principal ação que você deseja que os usuários executem em seu site ou aplicativo? Quanto tempo leva para executá-la? Se demorar mais de alguns segundos, é hora de otimizar. Quais funções no seu site são absolutamente, essenciais?

Somente depois dessas diretivas seguidas, é que devemos sentir a melhoria do desempenho, e também do engajamento dos nossos usuários. Definir uma meta, o objetivo de um site ou app pode não ser necessariamente a venda, pode ser somente um fortalecimento de uma marca, ou um canal de comunicação, o importante é ter em mente e ser objetivo. Se a ideia é ter perfis diferentes, pense em projetos diferentes por exemplo um site institucional e outro com o e-commerce ou mesmo um perfil e um blog, enfim, não tente abranger tudo num único lugar para não ficar pesado ou confuso.