Android No PC

Tempo de Leitura: 2 Minutos

Muitos desenvolvedores acabam instalando emuladores de android para poder testar aplicativos que estão trabalhando ou desenvolvendo, e mesmo usuários, que querem ter acesso a alguns aplicativos no desktop, seja para uso ou simplesmente para não depender somente do aparelho celular. Por isso o pessoal do https://www.android-x86.org/ compilou uma versão do sistema compatível com processadores AMD e INTEL em plataforma desktop.

A instalação é bem simples, e também é possível rodar o sistema diretamente de um LIVE CD, o download das diversas versões possui menos de 700mb e possui todos os recursos de um android rodando diretamente no PC, seja através de uma máquina virtual, ou através de uma opção de Dual Boot, com seu sistema operacional.

Nos testes, rodou tanto dentro do VirtualBox, como no QEMU como através de um liveCD e de uma instalação em uma máquina a partir do CD. Sem grandes dificuldades, e reconhecendo o necessário do hardware para se conectar a internet e rodar alguns aplicativos instalados pela Play Store.

No site https://www.android-x86.org/ é possível baixar a versão tanto para 32 bits, como para 64 bits e uma versão em RPM para ser instalada em sistemas linux baseados em pacotes RPM.

Uma outra opção é o GNYMOTION um emulador de android, multiplataforma, que roda muito bem no linux e no windows, e que possui uma versão para uso pessoal disponível. E podem ser baixados em: https://www.genymotion.com/ e pode ser instalado em qualquer plataforma.